#20 Sonhar a escrita (Edição Extra)
transformando experiências oníricas em texto: uma oficina para quem sonha e para quem gosta de escrever
Oi, oi! Eu sou a Dia e essa é uma newsletter com intenção de blog. Me dedico mais às questões sobre escrita, literatura, saúde mental, mas vez ou outra você vai ler um drama desabafo pessoal também.
Hoje eu venho fazer um convite!
Em julho vou ministrar uma oficina sobre Sonhos e Escrita, a convite do Marcelino Freire que organiza este grande evento anual e contínuo: a Balada Literária.
Quem me lê há algum tempo, já deve ter percebido que os sonhos são uma das minhas grandes obsessões. Inclusive, minha primeira newsletter foi sobre esse tema.
Nela eu falo sobre alguns sonhos recorrentes e como eles inspiraram textos do meu livro de contos, No útero não existe gravidade, e são uma base muito forte do meu primeiro romance (sai ano que vem pela Companhia das Letras!).
Mas não é só no campo ficcional que os sonhos me interessam. No meu doutorado em História (UFRJ), estudei os sonhos das místicas do século XII ao XIX e há algum tempo, estudo o sonho a partir da psicanálise.
A partir disso, proponho uma oficina de escrita criativa em que os sonhos são a matéria prima, a inspiração, por assim dizer, da escrita em qualquer gênero.
Nesta oficina, também investigaremos o percurso de algumas autoras (teóricas e ficcionistas):
Adelia Bezerra de Meneses, Andrea del Fuego, Anne Carson, Carola Saavedra, Clarice Lispector, Conceição Evaristo, Hanna Limulja, Inés de Vasquez, Lucrécia de Leon, Maria Jordán Arroyo, Mary Shelley, Silvina Ocampo, Virginia Woolf, entre outras.
Além disso, haverá produção com exercícios e provocações de escrita.
Os encontros serão on-line e acontecerão nos dias 8, 9 e 11, 12 de julho das 19h às 21h. A gravação será disponibilizada para quem não puder comparecer nos dias estabelecidos.
A ementa completa e bibliografia básica está no site da Balada, no botão abaixo:
Observação: Não precisa ser escritor/a publicado para participar e nem ter lido a bibliografia.
Comemoração
Em maio atingi a marca de 500 subscritores (viva!).
Para comemorar, vou sortear uma bolsa pro curso. É possível se inscrever para o sorteio através do formulário abaixo:
Boa sorte!
Hoje não tem o Outras Prosas, mas nos vemos em breve,
Com amor e sweet dreams,
Dia Nobre
é preciso retomar este verbo pelas mãos. a realidade anda dura por demais...
torcendo pra sair no sorteio <3
beijocas